A importância da atividade física – Antes, durante e pós maternidade

Atividade física é importante para qualquer pessoa; seja ela magra, gorda, criança, de 3a. idade e gestante. Se a futura mamãe já praticar atividade física antes de engravidar é excelente. Poderá continuar fazendo grávida e depois de ganhar o bebê voltará mais rapidamente à forma e aos exercícios.

Infelizmente fazer atividade física regularmente é um hábito de poucos. Requer disciplina e disposição. E acredito que também é necessário ter prazer no exercício que se faz.

Antes de engravidar eu já tinha começado e parado vários exercícios, como, natação, musculação e pilates. O que me identifiquei mais foi com o pilates. Adorei fazer os exercícios. Mas tem que ser o pilates com os aparelhos. A única falta que eu sentia fazendo o pilates era uma atividade aeróbica. Queria poder unir as duas coisas. Fazer pilates e caminhar, por exemplo. Ou fazer pilates e esteira.

Grávida, depois dos 3 meses, a médica me indicou que já fizesse uma atividade. E todo mundo fala que é bom fazer hidroginástica. Eu fiz algumas aulas e infelizmente eu não me sentia bem depois de uma aula de hidro. Eu tinha mutia ázia e passava mal durante a aula com os movimentos da água. Apesar que eu não fazia aula só com gestantes. A professora me orientava a fazer alguns exercícios lentamente. Mas mesmo assim, com o movimento forte da água por causa dos outros alunos, eu passava mal. Talvez tenha sido isso. Mas eu tentei. Acho também que o que realmente impactou em tudo foi que eu não estava fazendo atividade física antes de engravidar.

Agora o Thomas está com 8 meses e até agora não voltei a fazer nada. Mas quero voltar a fazer pilates. Ainda não me organizei o suficiente para incluir mais esta atividade na minha vida. Me sinto envergonhada. Mas a vida é assim.

Espero que para o próximo filho eu tenha melhorado um pouquinho mais.

E você? Como foi pra você a questão da atividade física? Compartilhe com a gente. Gostaria muito de saber as outras experiências das mamães.

Beijos

Samantha

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2 comentários em “A importância da atividade física – Antes, durante e pós maternidade

  1. Olá Samantha.
    Parabéns pelas dicas de atividades físicas durante gestação, só faltou uma atençãozinha básica aí: Toda atividade deve ser feita com acompanhamento de profissional qualificado. Hoje existe profissionais adequados para esse tipo de situação, por ex Fisioterapeuta especializado em Ginecologia Obstetrícia, onde tem como foco atenção a mulher em todos sentidos. Alguns exercícios como Pillates, exercícios resistidos com cargas (leves) e exercícios aeróbios são bem satisfatórios, porém, como disse anteriormente, o profissional deve estar acompanhado, pois todo desequilíbrio (tanto físico, compensação de coluna e até desequilíbrio hormonal) influencia na desempenho da gestação. Seu problema de passar mal na hidroginástica, deve ser repeitada e com muita atenção. Lembre-se dos desequilíbrios, o corpo humano responde de maneira bem ruim com todos estes itens. Se organize e programe para retornar as atividades físicas, não se esqueça, dieta adequada e exercícios adequados, terão resultados na certa! Abraços para você e sua família.

    • Olá Lucas, você tem toda razão. Qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional da área da saúde. Eu particularmente quando estava fazendo pilates e hidro preferia os fisioterapeutas mesmo. Nada contra os educadores físicos. Mas acho que eles tem mais preparo devido à formação mesmo. Agora não sabia que existia fisioterapeuta especializado em Ginecologia Obstetrícia. Muito bom saber. Obrigada pelas informações e por contribuir. Abraços

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